Sobre o Portal Catarina

Nascido do empenho, dos sonhos e do trabalho de Lauro Junkes, o Portal Catarina coloca obras, autores e acervos literários catarinenses à disposição dos leitores em geral, dos alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, dos professores e pesquisadores interessados direta ou indiretamente em literatura. A idéia é tornar acessível uma série de conteúdos e de informações que dão um panorama da vida intelectual (literária sobretudo) do Estado de Santa Catarina, desde o século XIX, permitindo uma visão crítica das obras aqui produzidas.

Esse projeto conta com a participação de três grupos de pesquisa: o nuLIME (Núcleo Literatura e Memória), o LAPESD (Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos), e o NuPILL (Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística), todos da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse consórcio de núcleos fez jus a recursos financeiros distribuídos por um edital de fomento a grupos de pesquisa de excelência do CNPq, em parceria com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina). No caso, vale ressaltar que se trata de um dos poucos projetos de ciências humanas, em todo o Brasil, merecedor de tal distinção.

Finalmente, é importante dizer que a construção de um banco de dados, como esse nosso, é uma atividade incessante: estamos constantemente acrescentando e corrigindo dados, pois eles são sempre sujeitos a omissões e incorreções. Gostaríamos, portanto, de solicitar a colaboração de todos os usuários para o aperfeiçoamento dos dados, enviando-nos todas as dúvidas e sugestões que acharem relevantes, escrevendo para ().